passam por aqui

Aqui não se fala mal de nenhum clube. Diz-se a verdade

domingo, 10 de janeiro de 2010

O Tonel de alvalade


O Sporting confirmou os bons sinais deixados anteriormente na partida com o Braga, para a Taça da Liga, vencendo o Leixões com um golo marcado por Tonel, na sequência de um pontapé de canto, já nos minutos finais do encontro. Foi o regresso do Sporting às vitórias em Alvalade, mais de três meses depois. A última tinha sido obtida frente ao Olhanense (3-2), em 21 de Setembro de 2009.
De qualquer modo, foi uma vitória justa do conjunto leonino, que não viu traduzido em golos o domínio exercido ao longo do encontro, porque a equipa (sem Miguel Veloso e Liedson) revelou uma enorme falta de eficácia, não só dentro da área, como ao nível dos remates de meia-distância. Além disso, os avançados do Sporting encontraram pela frente um guarda-redes Diego cuja inspiração tornou a baliza leixonense muito pequena...
Este Sporting de Carlos Carvalhal está cada vez mais distante (para melhor) daquele Sporting triste, abúlico, monocórdico e sem ideias inovadoras dentro do campo que vigorou dos tempos de Paulo Bento. Os jogadores mostram-se mais desinibidos, com mais liberdade de movimentos, o que gera uma boa dinâmica colectiva. A equipa melhorou a qualidade do passe, procura jogar no campo todo, exibindo-se, em alguns momentos, com brilhantismo. Faltam mais vitórias que aumentem os níveis de confiança. E falta também um relvado com qualidade mínima. Na verdade (e quem já jogou futebol sabe do que estamos a falar...), não é justo avaliar uma equipa que actua num relvado tão mau. Porque não sabemos até que ponto falhanços incríveis como os de Izmailov ou Hélder Postiga tiveram ou não a ver com o piso de jogo.
Referência para a excelente estreia de João Pereira. Vai pegar de estaca. Traz qualidade e experiência à ala direita. Finalmente, o Sporting encontrou uma boa solução para o sector. O francês Pongolle (que, num mau alívio, esteve mais perto de marcar na própria baliza do que na baliza contrária...) entrou na segunda parte. Mostrou boa movimentação, mas não deu para ver muito mais.
Em bom nível estiveram também jogadores da escola leonina como Rui Patrício, Daniel Carriço, Adrien Silva, João Moutinho e Carlos Saleiro. Isto é algo de que nenhum dos adversários directos do Sporting se pode orgulhar... A exibição do guarda-redes Rui Patrício foi excelente porque evitou o pior. Fez duas defesas enormes. Se o guarda-redes não estivesse lá com a qualidade evidenciada, certamente não estaríamos agora a falar sobre uma vitória que será muito importante para empurrar a equipa leonina para patamares futebolísticos bem superiores.
Pelo contrário, Sporting estreia Hélder Postiga continua a revelar-se um peso morto dentro do campo. E Vukcevic precisa de aprender a partilhar um pouco mais a bola com os colegas. Sobretudo, precisa de aprender a largá-la no momento certo. Todos ganhariam com isso. A começar pelo próprio. O Sporting está no bom caminho e ainda está a tempo de rugir nesta temporada...

1 comentário: